Alunos de Veterinária investigam características de peixes através da coleta de tecidos

Compartilhe
Os alunos do segundo semestre de Medicina Veterinária tiveram uma aula em laboratório, no dia 13, em que realizaram a coleta de amostras com o objetivo de obterem achados histológicos em peixes.
A atividade é parte do conteúdo da disciplina Ciências Morfológicas ll, ministrada pela Profª. Ilza Santos Ribeiro.
A histologia é um ramo da ciência que estuda os tecidos. Para isso, é necessário o preparo histológico do tecido a ser estudado. A coleta das amostras é a primeira etapa do processo, sendo que existem pelo menos cinco maneiras de obtenção das amostras. O objetivo da aula era a vivissecção, método comumente utilizado na histologia.
Após a retirada dos órgãos dos peixes, os alunos foram instruídos a lavar em solução fisiológica e colocar no formol a 10%. Os passos seguintes foram identificar o frasco detalhadamente (como se fosse encaminhar a amostra para um laboratório), realizar o processamento histológico e diagnosticar alterações teciduais.
Eles também tiveram que avaliar os peixes, com relação às características apresentadas, antes de iniciar a coleta. Durante a retirada dos órgãos, foi preciso avaliar as posições dos órgãos, características e demais achados, ampliando o aprendizado.

 

O que acontece na UniFAJ

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniFAJ, Grupo UniEduK | 1999-2025 | Todos direitos reservados ©