
De multinacionais a projetos de inclusão, o profissional da pedagogia transforma qualquer ambiente em espaço de aprendizagem
Ser pedagogo é também atuar onde ninguém espera e transformar qualquer ambiente em espaço de aprendizagem. Essa é a nova realidade da profissão, que rompe as barreiras da sala de aula e se expande para áreas como recursos humanos, neuroeducação, educação corporativa, educação inclusiva e desenvolvimento de jogos educativos.
A gestora do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), professora Lucelaine Zampolin, explica que a ideia de que o processo de ensino e aprendizagem acontece exclusivamente nas escolas é equivocada. “O ser humano aprende e ensina ao longo da vida toda. Por isso, cada vez mais as empresas investem em formação continuada para garantir a qualidade dos serviços. O pedagogo, nesses espaços, atua para que esse aprendizado seja eficaz”, afirma.
Na prática, isso significa estar lado a lado com profissionais de outras áreas, ajudando-os a transmitir o conhecimento técnico de forma clara e assertiva. “Todo mundo já teve aquele professor que sabia muito, mas não sabia ensinar. O pedagogo é justamente o elo que transforma a experiência do especialista em aprendizado real para o grupo”, completa.
Hoje, há pedagogos dentro de multinacionais analisando processos e transformando-os em conteúdos formativos para novos colaboradores, em cargos como analista de treinamento e desenvolvimento, especialista de recursos humanos ou gerente de desenvolvimento. Outros atuam na criação de metodologias inovadoras que usam tecnologia, inteligência artificial e recursos interativos para facilitar a aprendizagem de crianças e adultos.
Inovação
Essa mudança de paradigma também está ligada ao foco na aprendizagem, e não apenas no ensino, valorizando habilidades individuais e respeitando diferentes formas de aprender. O educador precisa inovar nas suas formas de trabalho com os alunos, sejam eles crianças ou adultos, para que de fato a aprendizagem aconteça.
E essa inovação pode ser por meio de uma metodologia, do uso de um equipamento tecnológico ou de uma plataforma de inteligência artificial. “A configuração da sala de aula, montada com uma carteira atrás da outra, até é a mesma do século passado, mas os alunos que ocupam essas carteiras não são mais. São alunos que têm acesso à informação por diferentes meios que não só o professor e com informação muito rápida”, pontua a gestora.
O bom líder é aquele que olha para a sua equipe e identifica justamente o que cada um faz de melhor e, juntos, compensam aquilo que o time tem maior dificuldade ou que ainda não conseguiu alcançar. “Se um líder ou professor olha exclusivamente para aquilo que as pessoas não sabem, não conseguem ou têm dificuldade, além de fragilizar a autoestima do time e de cada indivíduo do time, ele perde a oportunidade de fazer com que o grupo cresça junto porque ele está olhando somente para o individual”.
Capacitação atualizada
As competências e as habilidades que o curso de Pedagogia da UniFAJ desenvolve para ajudar esse profissional é justamente a capacidade de perceber, em todos os espaços, quais trabalhos de formação de ensino-aprendizagem acontecem e de que forma eles podem ser potencializados para alcance de melhores resultados.
A formação desse profissional no centro universitário é baseada em três pilares: inovação, acessibilidade e transformação social. O curso desenvolve competências para que o pedagogo identifique e potencialize oportunidades de ensino-aprendizagem em qualquer ambiente, valorizando a diversidade e as diferenças como forças para o crescimento coletivo. “Se todos fôssemos iguais, não alcançaríamos resultados tão positivos. É na diversidade que encontramos nosso maior potencial”, conclui a gestora.As inscrições para o processo seletivo do curso de Pedagogia da UniFAJ estão abertas gratuitamente e podem ser feitas aqui.