
Tainá Gonçalves e João Pedro Dotta terão a oportunidade de desenvolver novas habilidades e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no curso em uma das principais multinacionais do setor agrícola
Dois estudantes do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) conquistaram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e colocar em prática todo o aprendizado em um estágio na John Deere, multinacional de equipamentos agrícolas e de construção e referência no setor. Tainá dos Santos Gonçalves, aluna do 7º semestre, e João Pedro Dotta, do 5º semestre, atuarão em diferentes áreas da multinacional em Indaiatuba e estão animados com o que a experiência irá proporcionar.
Tainá se inscreveu para a vaga por meio do Programa de Estágios da John Deere e, a partir daí, participou de entrevistas com especialistas de Recursos Humanos e com a supervisora de estágio da empresa. Ela irá atuar na área de Marketing de Produto, voltada principalmente a soluções de colheita de grãos, e está muito empolgada com a conquista. “Sem sombra de dúvidas todos que ingressaram comigo carregam entusiasmo e grande realização por poder ter essa experiência em uma empresa que é referência quando se fala em agronegócio”, diz.
Esse é o segundo estágio da estudante, que vê a oportunidade de se desenvolver ainda mais profissionalmente. “Estou muito feliz e tenho certeza de que essa experiência será um divisor de águas na minha carreira como futura Engenheira Agrônoma”, comemora.
João Pedro Dotta também tem grandes expectativas com sua primeira oportunidade de estágio, que irá até 2027. “Quero aproveitar esses dois anos ao máximo e aprender com especialistas que sabem muito do setor. A John Deere é referência para quem faz agronomia e por isso minhas expectativas profissionais e pessoais são muito grandes. Eu estou onde queria estar”, afirma.
João Pedro também conquistou a vaga por meio do Programa de Estágios da John Deere, que contou com uma dinâmica com entrevistas sobre seu currículo profissional e suas expectativas. Após entrar na John Deere participou de processo de integração, no qual pode conhecer diferentes setores.
Agora suas áreas de atuação são sistema de produção e marketing de produtos. “Tenho contato com projetos internos, como de concessionários e produtores, e participo de reuniões com pessoas muito experientes”, conta.
Para o engenheiro agrônomo e gestor do curso de Engenharia Agronômica da UniFAJ, professor Ronan Pereira Machado, os estágios dos estudantes representam uma conquista relevante e motivo de grande orgulho para o curso. “Isso demonstra o alinhamento da nossa formação acadêmica com as demandas do mercado agroindustrial e com empresas de destaque internacional”, diz Machado.
“Nosso curso é planejado para proporcionar uma base sólida de conhecimento, aliando teoria e prática, com o objetivo de preparar nossos alunos para aproveitarem ao máximo as oportunidades de estágio e se destacarem no mercado”, complementa.