A Profa. Luciana Carla Souza, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, ministrou aulas práticas com os alunos do 3º semestre. Uma delas teve o objetivo de mostrar aos alunos as vidrarias e equipamentos utilizados rotineiramente em um laboratório químico, já que a execução de qualquer experimento na química envolve geralmente a utilização de uma variedade de equipamentos de laboratório com finalidades específicas.
“Os alunos puderam diferenciar os fenômenos físicos dos químicos pela observação das alterações ocorridas durante as experiências. A formação de gases, de produtos insolúveis (denominados precipitados) e de colorações inesperadas no sistema, que são fortes indícios da ocorrência de um fenômeno químico, uma vez que possuem características diferentes das dos reagentes usados”, explicou a Profa. Os estudantes puderam observar os reagentes usados, seu estado físico, se está puro ou em mistura, sua coloração, etc, com o objetivo de analisar as modificações ocorridas.
REAÇÕES QUÍMICAS
A outra aula prática envolveu a introdução ao conceito de reações químicas, em que os alunos puderam reconhecer evidências que permitem identificar a ocorrência de uma reação química, além de observar e avaliar algumas propriedades físicas de líquidos e relacioná-las com sua constituição molecular.
A aula prática demonstrou a viscosidade de líquidos, que é a medida da fluidez de um líquido, e a miscibilidade ou compatibilidade entre dois líquidos, que baseia-se na semelhança da constituição das respectivas moléculas e tendo como características as misturas entre os líquidos. Também aprenderam sobre densidade (ou massa específica) de uma substância, que corresponde à massa que ocupa um determinado volume e é geralmente indicada com a unidade grama por centímetro cúbico (g/cm3).