HomeNotícias
Alunos de Farmácia aprendem a realizar teste de glicemia em aula prática

Alunos de Farmácia aprendem a realizar teste de glicemia em aula prática

Compartilhe
Publicado em: 16 de abril de 2013
Este conteúdo foi publicado há mais de 180 dias e pode conter informações desatualizadas. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento.
Atendimento
Por Bruno Felisbino
Os alunos do curso de Farmácia participaram, no último dia 8, de um experimento, dentro da disciplina Bioquímica Celular, para aferir a dosagem de glicemia no sangue e as alterações causadas pela ingestão de glicose.
A aula foi conduzida pelo Prof. André Renno como treinamento para a coleta de sangue capilar e o uso do glicosímetro, que é um aparelho capaz de dosar a glicemia (concentração de glicose no sangue) através de pequenas amostras de sangue capilar. O experimento realizado pelos alunos foi a dosagem de glicemia de um voluntário em jejum e após a ingestão de um doce. O resultado comprovado foi o aumento da glicemia após a ingestão do alimento.
“A aula de Glicemia é importante para a formação dos futuros farmacêuticos, já que eles irão atuar em farmácias, hospitais e laboratórios de análises clínicas, locais onde o uso do glicosímetro é frequente”, destaca o professor.  Ele afirma que o entendimento da taxa glicêmica sanguínea é fundamental, já que pacientes portadores de diabetes melitus (tipo I e tipo II) têm problemas de hiperglicemia constante. “A atenção do farmacêutico no atendimento destes pacientes diabéticos é essencial para obter o controle da doença, a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente”.

O que acontece na UniFAJ

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniFAJ - Centro Universitário de Jaguariúna | CNPJ 03.211.847/0004-56 | 1999-2026 | Todos direitos reservados ©

bullhorn