Os alunos do segundo semestre de Medicina Veterinária tiveram uma aula em laboratório, no dia 13, em que realizaram a coleta de amostras com o objetivo de obterem achados histológicos em peixes.
A atividade é parte do conteúdo da disciplina Ciências Morfológicas ll, ministrada pela Profª. Ilza Santos Ribeiro.
A histologia é um ramo da ciência que estuda os tecidos. Para isso, é necessário o preparo histológico do tecido a ser estudado. A coleta das amostras é a primeira etapa do processo, sendo que existem pelo menos cinco maneiras de obtenção das amostras. O objetivo da aula era a vivissecção, método comumente utilizado na histologia.
Após a retirada dos órgãos dos peixes, os alunos foram instruídos a lavar em solução fisiológica e colocar no formol a 10%. Os passos seguintes foram identificar o frasco detalhadamente (como se fosse encaminhar a amostra para um laboratório), realizar o processamento histológico e diagnosticar alterações teciduais.
Eles também tiveram que avaliar os peixes, com relação às características apresentadas, antes de iniciar a coleta. Durante a retirada dos órgãos, foi preciso avaliar as posições dos órgãos, características e demais achados, ampliando o aprendizado.
A atividade é parte do conteúdo da disciplina Ciências Morfológicas ll, ministrada pela Profª. Ilza Santos Ribeiro.
A histologia é um ramo da ciência que estuda os tecidos. Para isso, é necessário o preparo histológico do tecido a ser estudado. A coleta das amostras é a primeira etapa do processo, sendo que existem pelo menos cinco maneiras de obtenção das amostras. O objetivo da aula era a vivissecção, método comumente utilizado na histologia.
Após a retirada dos órgãos dos peixes, os alunos foram instruídos a lavar em solução fisiológica e colocar no formol a 10%. Os passos seguintes foram identificar o frasco detalhadamente (como se fosse encaminhar a amostra para um laboratório), realizar o processamento histológico e diagnosticar alterações teciduais.
Eles também tiveram que avaliar os peixes, com relação às características apresentadas, antes de iniciar a coleta. Durante a retirada dos órgãos, foi preciso avaliar as posições dos órgãos, características e demais achados, ampliando o aprendizado.