
Treinamento prático aconteceu nessa segunda (09/06) e preparou futuros enfermeiros para agir em situações críticas
Nessa segunda-feira (09/06), o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) realizou uma simulação realística de emergência que contou com a participação de 19 alunos do 7º semestre do curso de Enfermagem, além do suporte da ambulância da Master Life. A ação foi realizada no campus 2 do centro universitário.
O cenário simulado foi um acidente provocado por um motorista alcoolizado, que colidiu com uma moto onde havia uma adolescente e um adulto, e que acabou atropelando um pai com uma criança. A ação permitiu que os alunos vivenciassem o atendimento pré-hospitalar completo, com a triagem realística na classificação das vítimas e o atendimento a elas.
“A proposta é treinar os alunos para um atendimento pré-hospitalar em situações de trauma, incluindo avaliação primária, estabilização e remoção segura dos feridos”, explica o coordenador da simulação, professor Luiz Fernando Fogaça.
A simulação é parte integrante da disciplina de Urgência e Emergência e exigiu dos alunos muito comprometimento, concentração e todos os conhecimentos da área de enfermagem para casos leves e graves. “As habilidades são de extrema importância em um atendimento de urgência e emergência. Os enfermeiros que atuam na área de APH (atendimento pré-hospitalar) devem identificar as prioridades das vítimas. Como avaliar (protocolo XABCDE) e imobilizar com o pranchamento adequado. Seguindo as regras fundamentais do atendimento do quadro traumático e clínico, o profissional evitará técnicas incorretas e que levem o paciente a um grau de maior complexidade”, ressalta Luiz Fernando.
Os alunos do curso de Enfermagem participaram de todas as etapas da simulação, desde a organização até a experiência prática e, após a ação, fizeram uma análise do desempenho. “Nos reunimos para que pudéssemos identificar os equívocos no atendimento e, a partir daí, os alunos têm uma total compreensão do que é uma vítima de trauma e como socorrê-la de forma eficaz e eficiente".
O estudante João Vitor Marques Fernandes explica que toda a experiência teve início em fevereiro nas aulas de Urgência e Emergência, nas quais os estudantes aprenderam toda a parte teórica, até chegarem ao simulado realístico. “Fazemos todo o processo, como análise inicial do cenário, avaliação inicial da vítima, controle de sangramentos e monitoramento dos sinais vitais, até remover o paciente, estabilizá-lo e levá-lo ao hospital”, explica João Vitor.
A aluna Milena Fantiny Amorim Candido ressaltou que, apesar do nervosismo provocado pela simulação, os processos foram cumpridos. “Na teoria aprendemos a sequência dos procedimentos em ordem cronológica, mas em uma situação simulada ou mesmo real, não acontece da mesma forma. Então tentamos aplicar a teoria da melhor maneira para que o atendimento fosse feito com sucesso”, disse Milena.