
Evento do curso de Arquitetura e Urbanismo destaca projetos acadêmicos e promove integração com o mercado
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), em parceria com a Escola de Negócios, realiza nesta quarta-feira (23/10), o ArqTech Day, um evento que vai reunir profissionais, empresas e estudantes em um ambiente voltado à inovação, tecnologia e criatividade na área da arquitetura e do urbanismo. A atividade será realizada a partir das 19h, no campus 2 da UniFAJ.
O ArqTech Day faz parte da Semana da Arquitetura, promovida neste ano pelos próprios alunos por meio da atlética do curso. Além da organização, os estudantes também participam da seleção de empresas e fornecedores que estarão presentes no evento e da apresentação de trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, como projetos de iniciação científica e atividades acadêmicas.
De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFAJ, professora Fernanda Buga, o evento é uma oportunidade de valorizar a produção dos alunos e estreitar os laços com o mercado. “A ideia da Semana da Arquitetura, assim como do ArqTech Day, é promover essa interação entre fornecedores, profissionais e alunos. Os estudantes vão apresentar parte dos trabalhos que desenvolveram, mostrando para a comunidade externa a qualidade dessa produção”, explica.
Entre os projetos em destaque estão trabalhos premiados, como o mapa TAT, vencedor do 1º lugar no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), além de propostas voltadas à acessibilidade e habitação, que refletem o compromisso do curso com soluções criativas e socialmente responsáveis.
Algumas empresas regionais já estão confirmadas na programação, entre elas NR3, WME e Aleia, que irão expor produtos, serviços e soluções inovadoras para o setor da construção civil e da arquitetura.
Para Fernanda, o evento também reforça a importância da troca de experiências entre o meio acadêmico e o profissional. “É importante que os profissionais conheçam os fornecedores e vice-versa. A ideia é promover uma grande troca de contatos e conhecimentos, além de apresentar o que tem sido produzido dentro da instituição e valorizar os trabalhos dos nossos alunos e professores”, conclui.






