
Evento dos cursos de Nutrição e Educação Física da UniFAJ abordou a atuação profissional no cuidado com a pessoa idosa
Neste mês, os cursos de Nutrição e Educação Física do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) promoveram uma aula magna com o tema “Desafios e oportunidades do envelhecimento populacional: a atuação da Educação Física e da Nutrição para com a pessoa idosa”.
O encontro foi realizado no anfiteatro do campus 2 e contou com a participação dos docentes Giulio Kai Saragiotto, nutricionista, e Taiguara Bertelli Costa, profissional de Educação Física.

Durante a programação, os palestrantes trouxeram reflexões sobre a importância do cuidado interdisciplinar com a população idosa, destacando como a nutrição adequada e a prática de exercícios físicos são fundamentais para promover qualidade de vida, autonomia e bem-estar.
O coordenador do curso de Nutrição da UniMAX, professor Alexandre Camargo, destacou que a aula magna percorreu temas que vão desde a fisiologia do envelhecimento até as mudanças nutricionais, ressaltando o papel dos profissionais na manutenção da massa muscular e na promoção da qualidade de vida. “Para garantir nutrientes adequados às atividades do dia a dia e preservar a mobilidade do idoso, a alimentação saudável aliada à prática regular de atividade física são fundamentais”.
A agenda contou ainda com a colaboração dos estudantes do curso de Nutrição, que, sob a supervisão do professor Sérgio Lima, ficaram encarregados de planejar e preparar parte do coffee break servido aos participantes.

O evento reuniu estudantes e docentes em um espaço de diálogo e aprendizado sobre o papel estratégico dessas áreas no contexto do envelhecimento populacional. Além de marcar o início do semestre letivo, a aula magna marcou as comemorações do Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, e do Dia do Educador Físico, comemorado em 1º de setembro.