HomeNotícias
Campanha de Vacinação Antirrábica mobiliza alunos de Medicina Veterinária em agosto

Campanha de Vacinação Antirrábica mobiliza alunos de Medicina Veterinária em agosto

Compartilhe

Ação social faz parte de parceria com a Prefeitura de Indaiatuba

Tradicional ação social do curso de Medicina Veterinária, a Campanha de Vacinação Antirrábica mobiliza os alunos de todos os semestres a participarem de atividades práticas sobre o tema durante todo o mês de agosto. Além dos postos distribuídos pela cidade de Indaiatuba, os estudantes atuam também no posto fixo do Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX). Durante o mês da campanha, a vacina de raiva é gratuita e o atendimento no HEV acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo, reforça a importância da participação dos estudantes e da população. “Para a formação de um profissional de Medicina Veterinária essa atividade é imprescindível, até porque estamos falando de uma doença zoonótica que é fatal. Além disso, faz com que o aluno adquira as competências e habilidades das disciplinas de Semiologia, Propedêutica, Clínica Médica, Terapêutica e Medicina Preventiva. O contato com a comunidade também é de extrema importância para a formação do aluno”, disse.

A aluna Bianca Teixeira Coelho, do 4º semestre de Medicina Veterinária, destaca que essa atividade é fundamental para a carreira. “Ter a oportunidade de aprender como fazer uma contenção firme e como vacinar um animal é muito benéfico para usarmos no futuro, além de poder colocar o que aprendemos em prática.” A estudante acredita que esse tipo de iniciativa reflete positivamente na população carente. “É muito importante poder fazer parte disso, pois assim podemos conscientizar as pessoas sobre a raiva, que é uma doença rápida e perigosa, e também ter a possibilidade de ajudar quem não tem condição de pagar a vacina para seu animal”, reforçou.

De acordo com a coordenadora do curso, a participação da Faculdade Max Planck na Campanha de Vacinação Antirrábica reflete em todo o processo de prevenção e cuidado com a cidade e seus moradores. “O convite da Prefeitura representa que a Medicina Veterinária da MAX está se consolidando como uma parceira na área de prevenção e promoção de saúde. Além disso, os nossos alunos podem vivenciar e experimentar a atuação do médico veterinário em uma importante ação social e de relevância para saúde pública, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de  aula, assim como estão exercendo serviço de extensão à  comunidade”, comentou.

Para alinhar todos os detalhes com a equipe que realiza os atendimentos durante o mês de agosto, foi realizado um treinamento no HEV, liderado pela médica veterinária Soledad Orives, da Vigilância Epidemiológica do município. “A raiva é uma zoonose, uma doença que acomete animais e humanos, no caso mamíferos. Saber da importância dessa doença e levar seus animais para que possa protegê-los reflete em nossa própria proteção. A grande importância é proteger a casa através da vacinação dos animais”, afirmou.

A interação com outros profissionais também é um benefício da atividade. “Participando da campanha os alunos atuam com técnicos de enfermagem, agentes da saúde, e isso gera novas oportunidades de trabalhos futuros”, disse a professora Maria Fernanda. “Eu acho de extrema importância a parceria com a MAX, porque nós somos saúde pública e eles são futuros colegas, e já temos colegas formados e coordenadores, é muito importante essa integração. Porque a saúde pública ganha com isso. Em contrapartida a gente leva um pouquinho de experiência para o pessoal que está no começo da vida profissional”, relatou Soledad.

Garantir a participação ativa de alunos em ações e projetos de relevância para a comunidade é um dos diferenciais do curso de Medicina Veterinária. Além da Campanha de Vacinação Antirrábica, os estudantes participam de outros eventos ao longo do ano, entre eles a Campanha de Controle Populacional de Cães e Gatos e Posse Responsável, Outubro Rosa Animal e Zooterapia – Terapia Assistida por Animais (TAA). “Eu acho de extrema importância o acadêmico sempre estar em atividades de campo, porque a visão de uma campanha em massa é bem diferente da parte didática. Então é uma experiência que faculdade nenhuma proporciona”, completou a médica veterinária da Vigilância Epidemiológica.

SERVIÇO

Campanha de Vacinação Antirrábica

Posto fixo: Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX)

Período: 5 a 31 de agosto

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h

Endereço: Rod. João Ceccon, km 4 - Jd. Altos do Bela Vista - Indaiatuba-SP
Fone: (19) 3885-9902

[fancygallery id="87" album="121"]

O que acontece na UniFAJ

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniFAJ, Grupo UniEduK | 1999-2025 | Todos direitos reservados ©