
Atividade aproximou teoria e prática ao simular todas as etapas do trabalho de parto, com foco na humanização, segurança e atuação do enfermeiro obstetra
O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) realizou uma atividade prática inovadora voltada à assistência ao parto vaginal utilizando um simulador de alta fidelidade. A ação, realizada no Centro de Especialidades Médicas (CCEM), integrou estudantes dos períodos finais do curso e teve como objetivo aproximar o ensino teórico da prática profissional, fortalecendo a formação técnica, ética e humanizada dos futuros enfermeiros.
Durante a simulação, os acadêmicos puderam vivenciar todas as etapas do trabalho de parto e parto vaginal, desde a admissão da parturiente, avaliação clínica e obstétrica, monitorização materno-fetal, até o nascimento do recém-nascido e os cuidados imediatos no pós-parto.
O simulador reproduziu, com alto grau de realismo, sinais vitais, contrações uterinas, dilatação cervical e possíveis intercorrências, exigindo tomada de decisão rápida e segura por parte dos estudantes.
A atividade foi conduzida pela coordenadora do curso de Enfermagem da UniFAJ, professora Dra. Elaine Ribeiro, da área de saúde da mulher e enfermagem obstétrica da UniFAJ, e pela gestora do curso de Enfermagem da UniFAJ, professora Adriana Tebaldi, que acompanharam cada etapa da simulação, orientando os alunos quanto às boas práticas obstétricas, ao uso de protocolos assistenciais e à comunicação efetiva com a parturiente e sua família.
“Além do domínio técnico, foram enfatizados aspectos fundamentais como o acolhimento, o respeito à autonomia da mulher, a humanização do parto e a atuação do enfermeiro obstetra conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou Elaine.
De acordo com a coordenadora, o uso de simuladores de alta fidelidade permite que os estudantes desenvolvam habilidades e competências em um ambiente seguro e controlado, sem riscos ao paciente, favorecendo o aprendizado ativo e a reflexão crítica sobre a prática profissional. “Ao final da atividade, foi realizado um momento de avaliação, no qual os alunos puderam discutir suas condutas, identificar pontos de melhoria e consolidar o conhecimento adquirido”.
Para as acadêmicas, a experiência representou uma oportunidade única de vivenciar situações próximas da realidade clínica, aumentando a confiança e a segurança para a futura atuação nos campos de estágio e na prática profissional.
A realização da simulação de parto vaginal com simulador de alta fidelidade evidencia o investimento da instituição em metodologias ativas de ensino e na formação de profissionais capacitados para oferecer uma assistência segura, humanizada e baseada em evidências científicas.






