Do aprendizado à prática: a jornada do preparador físico da Ponte Preta formado pela UniFAJ

Compartilhe

William Gomes atua na preparação dos atletas do clube desde 2011 e há oito anos prepara os jogadores do time profissional

Unir a paixão pelo futebol à missão de ajudar as pessoas a alcançarem seu potencial. Foi dessa maneira que William Gomes, preparador físico da Ponte Preta, viu sua trajetória profissional se consolidar. Formado em Educação Física pelo Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) em 2012, Gomes sempre teve a presença do futebol em sua vida. “Tentei seguir carreira como jogador de alto rendimento até os 18 anos, o que me ensinou sobre disciplina, superação e trabalho em equipe”, conta.

Caminhando ao lado da paixão pelo futebol estava a fascinação pela Educação Física. “Ao perceber que minha verdadeira vocação estava também em ajudar outros a alcançarem seu potencial, decidi cursar Educação Física com o objetivo de me tornar preparador físico de times profissionais”.

Essa decisão permitiu que William transformasse sua paixão pelo esporte em uma carreira que une técnica, estratégia e a contribuição para o desenvolvimento físico dos atletas, auxiliando para que eles evoluam na busca por seus objetivos.

Até se tornar preparador físico da categoria profissional da Ponte Preta, ele percorreu um caminho de muitos aprendizados. Já no primeiro ano de sua graduação, em 2008, o preparador buscou vivenciar a prática do esporte e, assim, acumular experiências por meio de estágios. “Trabalhei na escola de futebol Jaguar Baty Fácil, em Jaguariúna, e no Clube Fazenda Ribeirão, em Holambra, onde tive a oportunidade de aprender com meu pai, Célio Gomes, renomado professor de futebol!”.

Até que, em 2011, William deu um passo decisivo em sua trajetória profissional ao conquistar um estágio na Associação Atlética Ponte Preta, atuando na categoria sub-20. “No ano seguinte fui efetivado como preparador físico na categoria sub-15 e, ao longo dos anos, fui avançando por diversas categorias, incluindo sub-17 e sub-20”, conta. “Em 2017, iniciei minha trajetória no departamento profissional da Ponte Preta, consolidando minha carreira e colocando em prática todo o conhecimento e experiência adquiridos ao longo dos anos”.

Aprendizado

Em seus 14 anos de carreira na Ponte Preta, William destaca o crescimento profissional e os diversos aprendizados somados até o momento. “Tive oportunidade de vivenciar todas as etapas de formação nas categorias de base, trabalhando na capacitação e desenvolvimento de jovens futebolistas”, conta. “A experiência no futebol de alto rendimento é algo fascinante. Estamos diariamente junto aos atletas fazendo com que eles desenvolvam suas capacidades físicas e levando-os a competir nos mais altos níveis”.

Ao relembrar de seus anos de graduação, William destaca o papel do centro universitário em seu aprendizado acadêmico. “O curso da UniFAJ foi fundamental para o meu desenvolvimento, pois me proporcionou uma formação teórica e prática sólida. Esse equilíbrio potencializou meu crescimento profissional, preparando-me para os desafios do mercado de trabalho e para atuar com excelência no ambiente competitivo do futebol”, ressalta.

O preparador segue em frente na missão de manter a evolução dos jogadores da Ponte Preta. “O maior desafio é garantir que os atletas alcancem sua melhor performance, para que a equipe esteja em alto nível competitivo e atinja todos os objetivos na competição, incluindo a conquista de grandes títulos”.

O que acontece na UniFAJ

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniFAJ, Grupo UniEduK | 1999-2025 | Todos direitos reservados ©