
Projeto inovador com foco em auditoria ESG foi premiado no 3º Hackathon durante conferência nacional de contabilidade do Ibracon
Alunos do 5º semestre de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) conquistaram o 3º lugar na edição 2025 do Hackathon do Instituto Brasileiro da Contabilidade (Ibracon), realizado em 18 de junho, durante a 15ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente. A colocação rendeu ao grupo um prêmio de R$ 5 mil.
O concurso cultural teve como objetivo reconhecer os melhores projetos que apresentassem soluções tecnológicas factíveis para aprimorar a qualidade da auditoria no Brasil, com ênfase na verificação de dados ESG (ambientais, sociais e de governança).
Nesta edição, o Hackathon desafiou os participantes a criarem ferramentas baseadas em inteligência artificial e automação aplicadas à auditoria e à checagem de dados ESG. A UniFAJ esteve entre as nove instituições selecionadas para a etapa de mentoria, que contou com mais de 40 encontros com especialistas da área. Desses, cinco projetos foram escolhidos para a final, e o ESG Confiance®, idealizado pelos estudantes da UniFAJ, garantiu seu lugar no pódio.
O projeto
O ESG Confiance®, desenvolvido pelos alunos Amanda de Melo Barboza, Efraim Silva de Souza, Geovanna Damasceno da Silva, João Victor Nascimento da Silva, Matheus Domiciniano Gonçalves e Matheus Henrique Ferrari, é uma plataforma SaaS inteligente voltada para empresas de auditoria ESG.
A solução utiliza blockchain modular, inteligência artificial pericial, machine learning e dashboards interativos para validar, rastrear e garantir a autenticidade de dados ambientais, sociais e de governança.
Um dos diferenciais do projeto está na tecnologia de autenticação: cada evento ESG registrado na plataforma se transforma em um bloco digital único, com validação tripla por geolocalização, identidade digital e biometria, assegurando a veracidade das informações em tempo real e combatendo práticas como o greenwashing.
O projeto foi desenvolvido na disciplina Projeto Integrador V, sob a orientação do professor Romilson Cesar Lima, com apoio do professor André Mendeleck, do curso de Ciência da Computação. A integração entre diferentes áreas do conhecimento foi essencial para o resultado inovador apresentado pelos alunos.
Para a estudante Amanda de Melo Barboza, uma das integrantes da equipe, a conquista é motivo de orgulho e motivação. “A premiação foi uma experiência incrível e muito significativa para nós. Representou o reconhecimento de todo o esforço, criatividade e trabalho em equipe que colocamos no projeto. Foi também uma oportunidade de aprendizado, networking e crescimento, tanto pessoal quanto profissional”, afirma.