
Denis Martins e Lucas Duarte irão participar do Flower Trails, onde terão a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas do setor europeu
Os alunos Denis Martins e Lucas Duarte, estudantes do sétimo semestre de Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), são os vencedores do projeto Construindo o Conhecimento, que irá levar os estudantes para o Flower Trails, na Holanda, entre os dias 7 e 14 de junho. O evento é destaque no setor agronômico por apresentar as inovações e as melhores práticas do setor europeu.
O projeto é uma iniciativa da docente do curso de Engenharia Agronômica, Cinara Libéria Pereira Neves, e de Ana Paula Sá Leitão, diretora da Flortec, empresa de eventos, cursos e treinamentos na área de flores e plantas, e irá proporcionar uma experiência internacional de aprendizado técnico e cultural em um dos polos de referência mundial da floricultura.
Para o engenheiro agrônomo e gestor do curso de Engenharia Agronômica da UniFAJ, professor Ronan Pereira Machado, a experiência será capaz de proporcionar uma vivência prática essencial para a formação dos alunos, conectando teoria e prática de campo. “Ela fortalece habilidades técnicas e críticas, preparando os futuros profissionais para lidar com desafios reais no setor de produção de plantas ornamentais. Além disso, incentiva uma abordagem sustentável e inovadora, alinhada às demandas do mercado”, explica Machado.
Ser escolhido entre os participantes foi uma grande surpresa e uma alegria imensa para Denis Martins. “Esse evento reúne as maiores inovações do mundo das flores e plantas ornamentais, proporcionando um contato direto com novas variedades, tecnologias e tendências do setor. O mais especial dessa conquista é que estou profissionalmente envolvido com esse universo, o que torna essa experiência ainda mais significativa”, comemora o estudante.
Martins está ansioso para viver essa experiência e trazer muito conhecimento na bagagem. “Poder acompanhar de perto as novidades do mercado, entender as tendências e me conectar com especialistas do mundo todo será um grande diferencial para minha trajetória”.
A expectativa de Lucas Duarte também é das melhores possíveis. O estudante espera trazer conhecimento profissional e novidades para sua área de atuação. “Terei a oportunidade de conhecer as inovações em práticas, manejo e novas tecnologias do plantio que são utilizadas na Holanda, a capital da flor”, comemora.
Duarte se sente privilegiado pela oportunidade. “É gratificante saber que estou no caminho certo, estudando, trabalhando e trazendo novos conhecimentos para minha atuação profissional. Tenho certeza de que essa viagem vai ser espetacular, uma experiência para a vida e ressaltar ainda mais onde qualquer um pode chegar como profissional”.
Premiação
Os alunos selecionados irão receber passagens aéreas de ida e volta para a Holanda, hospedagem e alimentação, seguro-viagem, traslados e acompanhamento em visitas às empresas participantes do Flower Trails, sob supervisão das empresas Flortec e Karis Sementes e Mudas, apoiadoras do projeto, e da professora Cinara.
A premiação é estimada em R$ 15 mil por aluno. Após a visita na feira holandesa, os estudantes selecionados irão produzir um relatório e uma apresentação sobre a experiência e o material será compartilhado no início do segundo semestre de 2025 para os demais alunos, docentes e empresas apoiadoras.