Os estudantes Elton Andrade e Larissa Zaneti Cortizo Borgia, do 10º semestre de Medicina, Isabela Domingo Mattar, aluna do nono semestre de Medicina, Daniele Cristina Nery, do quinto semestre do curso, Ana Paula Burgos e Karina Marmerolli Tresoldi, ambas do curso de Enfermagem, foram os representantes da Liga Acadêmica de Cirurgia do Trauma e Emergência.

Estudantes de Medicina e Enfermagem participam de competição das ligas do trauma e emergência

Compartilhe
Os estudantes Elton Andrade e Larissa Zaneti Cortizo Borgia, do 10º semestre de Medicina, Isabela Domingo Mattar, aluna do nono semestre de Medicina, Daniele Cristina Nery, do quinto semestre do curso, Ana Paula Burgos e Karina Marmerolli Tresoldi, ambas do curso de Enfermagem, foram os representantes da Liga Acadêmica de Cirurgia do Trauma e Emergência.

Alunos da UniFAJ e tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e capacitação no atendimento a urgências e emergências

Os estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) participaram nessa sexta, sábado e domingo (14 a 16/03) da Competição Nacional das Ligas do Trauma e Emergência, realizada no Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM - Unicamp).

A competição deste final de semana foi a etapa nacional do Congresso Internacional das Ligas de Trauma e Emergência, que será realizado entre os dias 1 e 3 de julho, também na Unicamp. A etapa nacional reuniu oito ligas acadêmicas de diferentes estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina, e duas ligas foram selecionadas para a etapa internacional da competição.

De acordo com o urologista e gestor da disciplina de cirurgia do curso de Medicina da UniFAJ, professor Dr. Lucas Mira Gon, a competição mostra que a Sociedade de Emergência e Trauma está focada na excelência do ensino aos alunos e médicos em formação. “São eles que nos próximos anos irão atender os pacientes nas situações de urgência e emergência e por isso precisam ser treinados e estar capacitados”, ressalta Gon.

O professor destaca também que essa área da medicina está em constante aperfeiçoamento e evolução e o centro universitário acompanha esse desenvolvimento. “A UniFAJ está na vanguarda disso e não apenas estimulou a participação dos alunos como organizou um intenso processo de treinamento com aulas e atividades extracurriculares, com diversas oportunidades de simulação”.

Gon esteve à frente da preparação dos alunos. “A UniFAJ possui a tecnologia e infraestrutura necessárias para o treinamento e preparação dos alunos, com bonecos de simulação de última geração e modernos laboratórios, assim como conta com docentes altamente capacitados para lidar e instruir os estudantes nas situações de urgência e emergência”, destaca.

Os docentes Marcelo Kasouf, Thiago Rodrigues Araújo Calderan, José Alberto Fernandes da Silva Filho e Myrtis Losada Tourinho também participaram da preparação dos estudantes e contaram com o apoio dos docentes Jaime Sasaki e Nádia Pavarini.

Dinâmica

Os estudantes participaram de um total de 26 estações que simularam diferentes cenários de emergência. Em equipe, eles precisaram definir a melhor estratégia para cada atendimento e as etapas de operação. “Os alunos vivenciam a representação de uma situação que eles podem vir a enfrentar na vida profissional e eles precisam entender aquela problemática para poder colaborar em uma situação real”, explica o gestor.

Gon destaca o impacto da metodologia de ensino da UniFAJ na performance dos alunos. “O curso de Medicina tem uma metodologia integrada na qual o aluno começa a ter atividades simuladas desde o início do curso, assim como visitas em campos de trabalho, como Hospitais e Postos de Saúde. Isso permite com que o aluno se familiarize e saiba se portar no campo de trabalho e assim lidar melhor com essas questões na prática”, afirma.

“A metodologia faz parte de um ensino moderno da medicina e que precisa apresentar ao aluno as diferentes realidades que, como futuro profissional, ele irá vivenciar”. O gestor também destaca a dedicação e empenho dos alunos na competição. “Foram dois meses de preparação e dedicação intensa para que eles pudessem apresentar a melhor conduta dentro de cada estação e o grande resultado é que temos alunos bem preparados para enfrentar essas situações na prática nos próximos anos”.

Experiência

Quatro alunos do curso de Medicina e duas alunas de Enfermagem integraram o time da UniFAJ durante a Competição Nacional das Ligas do Trauma e Emergência. Elton Andrade e Larissa Zaneti Cortizo Borgia, estudantes do 10º semestre de Medicina, Isabela Domingo Mattar, aluna do nono semestre de Medicina, Daniele Cristina Nery, do quinto semestre do curso, Ana Paula Burgos e Karina Marmerolli Tresoldi, ambas do curso de Enfermagem, foram os representantes da Liga Acadêmica de Cirurgia do Trauma e Emergência.

Elton Andrade, que é fundador e presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia do Trauma e Emergência, participou da competição pela primeira vez. “Participar da competição proporcionou e consolidou o aprimoramento de gestão. Foi preciso coordenar a participação dos estudantes, desde a seleção até o treinamento, em um processo muito intenso que exigiu muito esforço de todos”, afirma.

Elton explica que foi preciso um comprometimento muito grande de todos os envolvidos. “Foi necessário conciliar as aulas da graduação com o treinamento para a competição, mas foi um aprendizado incrível”.

Ele explica que a capacidade de gerir todas as etapas do atendimento ao paciente crítico nas emergências e trauma, diante dos treinamentos e simulações, consolidaram o conhecimento teórico e prático que serão fundamentais para a prática médica dos participantes.  “Os participantes foram extremamente profissionais e corajosos pois se submeteram à avaliação de dezenas de professores de outras instituições diante de situações de atendimento das emergências e urgências médicas”.

Após a experiência vivida na competição, Elton destaca que a habilidade adquirida com os treinamentos quanto à capacidade de trabalho em equipe foi de extrema importância para o conhecimento em liderança e gestão da sala de emergência.

Ao final da etapa nacional do campeonato, o aluno avalia a transformação profissional proporcionada pela experiência. “Nosso crescimento foi gigantesco e com certeza teve um impacto muito grande na vida profissional de todos os envolvidos. A intensidade dos treinamentos e a cobrança de um bom desempenho fez com que tivéssemos um crescimento profissional muito grande”, comemora.

O que acontece na UniFAJ

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniFAJ, Grupo UniEduK | 1999-2025 | Todos direitos reservados ©