
Evento realizado na UniFAJ reuniu profissionais de saúde e estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia
Nesta segunda-feira (19/05), o anfiteatro do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) foi palco de um encontro entre profissionais de saúde e estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia, que discutiram os desafios encontrados no combate das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com foco no diagnóstico, tratamento, prevenção e cuidado humanizado.
A jornada de análises clínicas "Desafios e perspectivas no diagnóstico, tratamento e prevenção das ISTs: um olhar multiprofissional" abordou estratégias conjuntas e multiprofissionais sobre os assuntos: “ISTs sob a lente da epidemiologia: estratégias de cuidado e controle”, “Diagnóstico laboratorial e diferencial das ISTs” e “HIV/AIDS: antirretrovirais, PEP e PrEP”.
Para a discussão e partilha de conhecimento e experiências, o evento contou com a participação dos seguintes palestrantes:
Renata Rodrigues Miranda – Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jaguariúna, especialista em ISTs
Jean Marcel Rosa – Biomédico, Supervisor de estágio (Biomedicina UNIMAX), especialista em qualidade hospitalar e membro da equipe do Hospital PUC-Campinas
Jefferson Mazzini – Farmacêutico do município de Jaguariúna
Para a gestora do curso de Biomedicina da UniFAJ, professora Dra. Viviane Ferre de Souza Rodrigues, as ISTs são um tema importante para a capacitação dos estudantes. “Discutir a ocorrência, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das ISTs é fundamental na formação dos estudantes da saúde, pois prepara profissionais mais conscientes, empáticos, éticos e capacitados para atuar na promoção da saúde e no enfrentamento de desafios reais da saúde pública”, afirma.