HomeNotícias
Jornalista e bacharel em Direito pela UniFAJ, Anapaula Ziglio compartilha sua trajetória profissional

Jornalista e bacharel em Direito pela UniFAJ, Anapaula Ziglio compartilha sua trajetória profissional

Compartilhe

Apresentadora da Rádio Estrela FM alinha o conhecimento adquirido no curso de Direito ao trabalho como jornalista

Muitos moradores de Jaguariúna e de cidades da região já devem ter ouvido a voz e as notícias divulgadas por Anapaula Ziglio. Apresentadora do Programa Rádio News, da Rádio Estrela FM (94,5MHz), Anapaula tem a missão de comandar a revista eletrônica com notícias de Jaguariúna, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

Formada em Jornalismo em 2003 pela Universidade de São Paulo (USP) e Université Stendhal/Grenoble III, na França, Anapaula trabalha na Rádio Estrela FM desde 2022, quando passou em um concurso público para jornalista. Antes disso, trabalhou em várias empresas de jornalismo, atuando como produtora, coordenadora de rede e repórter em São Paulo, assim como na TV Liberal, afiliada da TV Globo no Pará.

Em 2018 se mudou para Jaguariúna e nessa época decidiu retomar a vida acadêmica dando início à faculdade de Direito no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), onde se formou em 2024. “Inicialmente, o objetivo era me aperfeiçoar para prestar concursos públicos. Mas, descobri que a faculdade de Direito abre inúmeras possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, seja como advogada, na magistratura, defensoria pública e até diplomacia”, conta.

A faculdade também contribuiu para que a apresentadora exercesse sua profissão de jornalista de forma mais ética. “O curso de Direito me possibilitou uma formação mais completa como jornalista. Pois, compreender as leis e o mundo jurídico, nos possibilita fornecer ao grande público informações de maneira mais assertiva e correta”, explica. “Busco unir as duas profissões usando meu conhecimento em Direito para fazer um jornalismo responsável, aliando informação e conhecimento jurídico. O que evita a desinformação e as chamadas ‘fake news’”, completa.

A contribuição da faculdade de Direito também é sentida na entrega do conteúdo e informação aos ouvintes. “Como trabalho num órgão de comunicação educativo e público, acredito que todo o conhecimento que adquiri na faculdade de Direito está sendo fundamental para prestar um serviço de excelência para a população de Jaguariúna”.

Anapaula também pretende contar com o aprendizado das duas faculdades em seu futuro profissional. “Desde a época da faculdade de Jornalismo tenho o sonho de um dia passar no concurso para diplomata. Uma função que exige tanto o conhecimento de Direito quanto de Comunicação”, ressalta.

Capacitação

O aprendizado do Jornalismo, do Direito e de diversos outros cursos é obtido com a teoria e, principalmente, com o exercício da profissão. Para Anapaula, a metodologia do curso de Direito da UniFAJ contribuiu muito nesse sentido. “O que me surpreendeu muito no início do curso foi que a turma foi incentivada desde cedo a entrar em contato com o Direito de maneira prática. Dessa forma, fomos incentivados a fazer debates em sala de aula no formato tribunal. Também pudemos sentir na pele o que é participar de um tribunal do júri logo no primeiro ano do curso. Isso foi sensacional e nos colocou em contato com o fazer Direito”, conta.

Já no segundo ano, Anapaula destaca a participação em workshops simulando audiências cíveis da Vara da Família, entre outras. “O curso sempre nos proporcionou a participação em seminários e palestras com grandes nomes do Direito e debates sobre assuntos atuais. Outro ponto positivo foi a participação em provas e simulados, o que coloca o estudante em contato com a profissão e ajuda a prepará-lo para concursos e outras avaliações que permeiam a vida de qualquer profissional”, afirma. Os cursos à distância por meio da plataforma de ensino da UniFAJ também ajudaram a complementar sua formação.

Segunda faculdade

Para Anapaula, a prévia formação antes do curso de Direito contribuiu muito em seu processo de aprendizado de uma nova profissão. “O fato de eu já ter feito uma faculdade anteriormente me ajudou muito. Primeiro porque encarei a graduação com mais maturidade. Em segundo lugar, tudo fica mais fácil: trabalhos, provas e apresentações deixam de ser um ‘bicho de sete cabeças’. Além disso, conhecer as regras da ABNT também auxilia muito”, diz Anapaula.

“Mas, acima de tudo, acredito que em uma segunda graduação você usa todo o conhecimento adquirido na primeira para contextualizar melhor os assuntos. Dessa forma, a teoria parece mais próxima à realidade e aplicável ao dia a dia”. É possível conhecer um pouco mais do histórico profissional de Anapaula em seu perfil no Linkedin e acompanhar seu trabalho na Rádio Estrela FM. Outras informações sobre o curso de Direito da UniFAJ estão disponíveis aqui.

O que acontece na UniFAJ

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniFAJ, Grupo UniEduK | 1999-2025 | Todos direitos reservados ©