HomeNotícias
Alunos fazem um “nó humano” em atividade lúdica de auxilio grupal

Alunos fazem um “nó humano” em atividade lúdica de auxilio grupal

Compartilhe
Publicado em: 27 de março de 2019
Este conteúdo foi publicado há mais de 180 dias e pode conter informações desatualizadas. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento.
Atendimento

Alunos do 5º semestre de Psicologia participaram da dinâmica do "Nó Humano" ou "Emboladao", no dia 21 de março. A atividade constituiu nos alunos darem as mãos em círculo e memorizar os colegas da direita e da esquerda. Após misturadas as posições precisam dar as mãos para os mesmos colegas do círculo e trabalhar em equipe para desfazer o nó sem soltar as mãos. A aula foi ministrada pela docente Luciana Gomes Almeida de Souza, sob a disciplina de Processos Grupais e Relacionamento interpessoal.

O objetivo da aula foi instigar a proximidade de colegas diferentes e criar, em grupos, estratégias sequenciais para desfazer o nó.

Segundo a docente responsável pela aula, Luciana Gomes, a atividade possibilita uma vivência de parceria e trabalho coletivo, além de desenvolver a escuta e liderança.

“A turma conseguiu desfazer o nó em aproximadamente 30 minutos tendo uma avaliação bastante proveitosa da atividade. Pessoas que ficaram em posições mais centrais (presas dentro do nó) relataram ter que trabalhar a paciência para que o nó fosse desfeito e os colegas de fora relataram que buscavam formas de passar a estratégia para outros colegas que ainda estavam em pontos emaranhados”, aponta a docente.

A professora Luciana completamente ainda que “para a formação do psicólogo, desenvolver habilidades de solução de problemas construídos em conjunto é fundamental para as diversas possibilidades de atuação profissional”.

O que acontece na UniFAJ

Política de privacidade
Icone Social
Icone Social
Icone Social

UniFAJ - Centro Universitário de Jaguariúna | CNPJ 03.211.847/0004-56 | 1999-2026 | Todos direitos reservados ©

bullhorn